Depois de receber uma segunda chance, descobrimos que é preciso apreciar as coisas simples da vida, observar os detalhes, se preocupar apenas com o que é mais importante: VIVER!
Sair de casa num lindo domingo de verão, aproveitar o dia ao máximo e, de repente, sem saber o que aconteceu de fato, você acorda em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Você mal consegue abrir os olhos e, vê ao seu lado um frasco de Soro e duas “bolsas” de sangue, ambas ligadas em seu braço. Depois de relatarem a você o que aconteceu, sente-se bem por estar vivo (a), e o mais importante, esquecem de te falar: “você teve uma lesão medular e está paraplégica”, que você passará parte da sua vida ou toda ela dependendo de uma cadeira de rodas para se locomover. Passam-se mais alguns dias no hospital e as horas que faltam pra você voltar pra casa parecem durar uma eternidade.
A partir desse momento você começa a assimilar que as coisas são bem mais complexas do que imagina. Que passar 24 horas do seu dia em uma cama seria insuportável, que depender de alguém pra ajudar você a fazer tudo - tudo mesmo - é constrangedor e muitas vezes irritante, que ter que acordar várias vezes durante a noite para tomar remédio é cansativo, e que, não conseguir dormir durante a noite dá vontade de chorar, que ver seu irmão ou irmã dormir no lado de sua cama é um gesto de amor, que você se irrita fácil com certas situações e tantas outras coisas que depois de um tempo você percebe que de certo modo elas fizeram você amadurecer.
E a vida continua, mesmo em uma cadeira de rodas você precisa viver a sua vida, não pode simplesmente deixá-la de lado. Tudo bem que sair de casa agora se tornou mais complicado pra você, mas não impossível. Convide seus amigos, saia pra balada, não interessa se a festa é no segundo andar e só tem escadas, vocês com certeza arrumam um jeitinho pra subir. Mostre para as pessoas que pensam que sua vida acabou, que ela se tornou mais interessante agora, pois você sabe que ao seu lado estão seus verdadeiros amigos e que você tem muita sede de viver, de enfrentar os obstáculos, de desafiar as situações adversas. Jamais desista dos seus sonhos, trace-os novamente e busque alcançá-los de cabeça erguida, mesmo que centenas de pessoas digam que você jamais conseguirá realizá-los. Ignore esses pensamentos negativos, pois você é capaz.
Para sua surpresa, certas pessoas, tornam-se suas amigas, admiram você, ajudam você e, quem sabe, até apaixonem-se por você.
Sorria, sonhe, grite e cante bem alto pra todo mundo ouvir que você é feliz e que você pode sim fazer o que deseja. Namore muito, cuide do seu corpo, da sua saúde, do seu intelecto, seja vaidoso (a), continue lutando pelo seu espaço, ame e seja amado (a). Seja feliz acima de tudo, siga seu caminho, pois o que é seu ninguém tira e Deus com certeza está contigo sempre.
(Larissa Z.)