quarta-feira, 14 de julho de 2010

Depoimento Márcio Vaz

Aproveitando que estamos na moda, e que ser tetraplégico agora, é ser “pop star,” venho aqui postar, minha reflexão sobre a vida de um lesado medular. Nem tudo é fácil, nem tudo é difícil, mas quando se quer e se faz por merecer, tudo pode acontecer. Pior do que as barreiras físicas, são as barreiras psicológicas e não está no corpo, mas sim na cabeça as chaves de todas as possibilidades. Oportunidades não foram feitas para serem encontradas e sim criadas, quando assim necessário for. Reaprendi com a vida, que quem espera, nuca alcança, mas quem busca e persevera sempre prospera. Limitações todos nós temos, independente das condições físicas em que nos encontramos, a única coisa que nos impossibilita nas nossas conquistas, é a maneira como enxergamos nossa vida, com o olhar de problema ou o de solução. Me chamo Márcio Vaz, tenho 34 anos e sou tetraplégico há 12 anos. Teclo com a boca, pois possuo total ausência de movimentos dos braços. Por muito tempo vivi no mundo das impossibilidades e das limitações, pois para tudo eu tinha uma dificuldade. Foi quando um certo dia, eu acordei para vida, e para os problemas passei a gerar soluções. Daí tudo mudou, percebi e descobri que não sou o que aparento, mas sim o que represento. E que minhas vitórias vão até onde eu deixá-las ir, pois sou eu que as alimento e sou o principal responsável por elas. Se hoje sei que tudo posso, é porque muito acreditei e fiz por mim. O mérito de toda ação, só vem mediante o esforço. Mas o que os trago hoje aqui, não são minhas evoluções físicas, mas sim, meu crescimento moral, ascensão social e progresso profissional. Atualmente sou monitor em grupo de estudo e assistência espiritual, sou estudante de Psicologia da UNIFOR, funcionário da CRS Empresarial, com cálculos previdenciários, contador da empresa Lado Oposto & Representações e Vice Presidente do Instituto IDEIAS do BRASIL – Instituto de Desenvolvimento da Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil. Ainda estou longe de alcançar tudo o que almejo, pois quero tudo do meu tamanho e o meu tamanho é aquele que eu procurar e lutar por conceber. Nunca penso em parar de crescer, porque na vida, me foram impostas duas escolhas, a de ser visto como coitado, ou a de ser visto como exemplo. E eu abracei a causa do exemplo. Não que eu seja um herói, longe disso, sou apenas um sobrevivente que luta por seus ideais e interesses. E que encontrou sua felicidade, na satisfação pelo que tem e não pelo que possa vir a ter. Da vida, mais agradeço do que peço, pois sei que tenho mais do que preciso. E minha maior gratidão é pelo simples fato de existir. Há quem diga, que a vida não é fácil, mas é na dificuldade que mais tenho aprendido. Que todos aqueles que cheguem a ler esse depoimento, encontrem em suas vidas, todas as dificuldades que os fizerem crescer e se melhorarem como pessoas, pois a vida não é mole, mas também não é dura, com aqueles que a saibam fazer amolecer. Difícil é não tentar e esperar que a felicidade bata à sua porta. Sigam apenas a lógica da vida, que nos manda favorecer e remediar o desfavorável, e não desfavorecê-lo e agravá-lo ainda mais. marcio@ideiasdobrasil.org