24/6/2010
Amábile Bianchi
Bebê que doou o material tentará ajudar o irmão que ficou tetraplégico em um acidente.
Com uma missão muito especial, veio ao mundo na manhã desta quinta-feira, dia 24/06 Luiz Henrique Sebben, que pode ajudar o irmão Lucas Sebben, que ficou tetraplégico em um acidente, a voltar a se movimentar.No carnaval de 2007 em Goiás, Lucas se acidentou quando estava praticando tirolesa, ao invés de cair em um rio que deveria ter mais de quatro metros de altura, caiu em um banco de areia e bateu com a cabeça, na época ele tinha 18 anos.
A esperança surgiu após os avanços de curas com células troncos, essas células tem a capacidade de dar origem a todos os tipos de células que formam diferentes tecidos no corpo humano.
Essa foi a primeira vez que uma cirurgia que envolve células troncos aconteceu na Santa Casa, em São Roque, logo que o menino de 2,565 kg, nasceu de uma cesariana, médicos especializados do Centro de Criogenia Brasil, CCB, de Sã Paulo, junto a ginecologista e obstetra Dra.Fernanda Pedroni, realizaram a retirada das células do cordão umbilical, do sangue e da placenta do bebê. “Foi um parto bem tranquilo, e uma iniciativa muito bonita da família”, falou a médica.
De acordo ainda com ela, esse procedimento não dá nenhuma garantia que o irmão do bebê Luiz Henrique volte a ter os movimentos. “Existe uma série de procedimentos e exames que serão feitos agora, não existe uma garantia que dê certo, mas com os avanços da genética existe uma boa possibilidade, o importante é que essa família está tentando”, explicou a Dra. Fernanda, que falou ainda, “mesmo que não sirva para o irmão do recém nascido, se ele tiver algum tipo de doença essas células podem salvar a vida dele, já que elas não têm tempo para o uso”.
A iniciativa de ter o bebê e coletar o material genético foi de Miguel Angelo Sebben, pai de Lucas e do pequeno Luiz Henrique. “Após o acidente do meu filho Lucas estamos tentando de tudo para que ele volte a ter os movimentos, e vimos no nascimento de Luiz Henrique essa oportunidade, tenho certeza que ele veio ao mundo para ser a esperança ao meu filho mais velho”, falou o pai.
Sebben contou que seu filho Lucas está muito esperançoso com a possibilidade. “Ele ainda está meio no ar, mas disse que o novo irmão é muito bem vindo”, disse emocionado o pai.
http://www.jeonline.com.br/sitenovo/exibe_noticia.asp?n=3945&id=582